quinta-feira, 4 de dezembro de 2008

Escola Técnica da UFPR

IFET!!

A ESCOLA TÉCNICA É AUTORIZADA A ADERIR, SEDIAR E IMPLANTAR O INSTITUTO FEDERAL DO PARANÁ.
Em sessão do Conselho Universitário da UFPR - COUN, realizada no dia 19 de março de 2008, a ET - Escola Técnica da UFPR foi autorizada a aderir ao PDE - Plano de Desenvolvimento da Educação, elaborado pelo MEC, e que tem como objetivo principal a expansão da Educação Profissional no Brasil.
Depois de 67 anos de parceria - teve início em 1941, quando começou a funcionar vinculada à UFPR (anexa à Faculdade de Direito), a ET é, agora, uma das sete unidades do IFET-PR.
Nesta histórica sessão do COUN, presidida pelo Reitor Prof. Dr. Carlos Augusto Moreira Júnior, o Diretor da Escola Técnica, Prof. Alípio Santos Leal Neto, explicou que "o aspecto afetivo pesou bastante nas discussões, no entanto, após meses de análise dos prós e contras, chegou-se a um consenso de que a UFPR não poderia deixar de contribuir com a implantação de mais uma instituição de ensino da rede federal no Paraná", nos termos do parecer apresentado pelo conselheiro Prof. Mauro Lacerda Santos Filho. O Diretor ressaltou também como sendo importante, "o fato da Escola Técnica integrar uma Instituição que terá autonomia administrativa, financeira e pedagógica, com orçamento próprio". Além disso, à Escola Técnica caberá não apenas a missão de implantar as unidades do IFET-PR no interior, mas também, a sede da mais nova e terceira Instituição Federal de Ensino do Paraná. "Este voto de confiança dado pelo MEC e pela UFPR é prova do reconhecimento da competência e da qualidade da Escola Técnica", comemora o Diretor, que a mais de cinco anos está no cargo.
O IFET-PR irá ofertar por meio da unidade de Curitiba, 25 cursos regulares presenciais e outros 9 que serão ministrados através da Educação à Distância, formações estas que reuniram somente em 2007, mais de 20.000 alunos. Também manterá, agora como unidade do IFET-PR em Curitiba, os projetos sociais que desenvolve atualmente, entre eles, os de Inclusão Digital, Escola de Fábrica e os cursos de tecnologia em Agroecologia, Tecnologia da Informação e Gestão Pública.
Além de Curitiba, o IFET-PR estará presente em Paranaguá, Umuarama, Paranavaí, Telemaco Borba, Jacarezinho e Foz do Iguaçu, cidades selecionadas pelo MEC com base em critérios técnicos (localização, demanda de alunos, contrapartidas locais, entre outros). Estão previstas a criação de 6.000 vagas de novos cursos presenciais, todos criados a partir dos Arranjos Produtivos Locais - APL´s - de cada uma destas localidades.
Por outro lado, a UFPR manterá em sua estrutura um Setor de Educação Profissional, voltado a oferta de cursos superiores de tecnologia em Gestão da Informação, Lutheria, Secretariado, Gestão de Negócios e Gestão de Negócios Imobiliários.

Um pouco da História
A história da Escola Técnica da UFPR é ainda mais antiga que a da Universidade mais antiga do Brasil - a UFPR - fundada em 1912 com o nome de Universidade do Paraná. Tendo como primeiros cursos: direito, odontologia, engenharia, farmácia e medicina. A UFPR funcionou como Faculdades isoladas até 1946 e foi federalizada em 1950, passando a ser uma instituição pública e a oferecer ensino gratuito.
A Escola Técnica da Universidade Federal do Paraná, foi criada em 1869 e pertencia à antiga Colônia Alemã de Curitiba; seus fundadores Gottlieb Mueller e Augusto Gaertner eram sócios do Verien Deutsche Shule. Até 1914, o estabelecimento chamou-se Escola Alemã, depois Colégio Progresso.
Em 1941, a então Academia Comercial Progresso, foi adquirida pela Faculdade de Direito da Universidade Federal do Paraná, sendo autorizada a funcionar sob a denominação Escola Técnica de Comércio anexa à Faculdade de Direito da Universidade Federal do Paraná.
Em 22 de janeiro de 1974, o Conselho Universitário decidiu integrá-la a UFPR como órgão suplementar e a partir de 1986, ela passou a ser denominada Escola Técnica de Comércio da Universidade Federal do Paraná.
A partir de 14 de dezembro de 1990, ao aprovar a reorganização administrativa da UFPR, o Conselho Universitário alterou a sua denominação para Escola Técnica da Universidade Federal do Paraná, vinculando-a à Pró-Reitoria de Graduação e em novembro de 1997, por decisão deste mesmo conselho foi classificada como unidade da UFPR.

Atualmente:

Prof. Alipio Santos Leal Neto - Diretor
Prof. Luiz Gonzaga Alves de Araujo - Vice Diretor
Prof. Carlos ÁvilaCoord. - Administrativa
Profa. Zita Castro Machado - Coord. Geral de Ensino
Prof. José Carlos Ciccarino - Coord. de Ensino à Distância
Pedro Antonio B. Pacheco - Assessoria da Direção
Prof. Gilson Lima Moraes - Secretário do Setor

Cursos Oferecidos Atualmente :
Os cursos ofertados pela Escola Técnica da UFPR, estão divididos em Ensino Médio, Cursos Técnicos e Cursos Tecnológicos.
Ensino Médio: Contabilidade integrada ao ensino Médio,Informática integrada ao Ensino Médio e Ensino Médio Regular(requer o ensino fundamental completo).
Cursos Técnicos: Técnico em administração de empresas, curso Técnico em enfermagem, técnico em artes cênicas, técnico em massoterapia, técnico em Higiene dental, técnico em prótese dentária, técnico em secretariado, técnico em transação mobiliária (requer o ensino médio completo).
Cursos Tecnológicos: Tecnologia em sistemas de informação (graduação).


Referências:
www.et.ufpr.br/estr.php